Atuação Profissional

Após mais de 30 anos de atividade médica cirúrgica, Dr. Pimenta concentra-se no tratamento das diversas patologias da coluna, com enfoque especial para as soluções cirúrgicas minimamente invasivas. As cirurgias menos invasivas têm objetivo de alcançar o mesmo objetivo de uma cirurgia tradicional da coluna, mas tentando diminuir sangramento e dano ao organismo.

Dr. Pimenta é o fundador e atual Diretor do Instituto de Patologia da Coluna (IPC). O mesmo foi criado com o intuito de disponibilizar um centro multidisciplinar e integrado de tratamento das diversas situações patológicas da coluna de pacientes brasileiros e estrangeiros.

No ano de 2013/2014 será o Presidente da Sociedade Internacional para o Avanço da Cirurgia da Coluna (ISASS), uma das mais respeitadas sociedades no cenário mundial de cirurgias da coluna vertebral.

Juntamente com suas outras atividades, Dr. Pimenta é professor associado da Universidade da Califórnia, em San Diego, nos Estados Unidos e ex-Presidente da Sociedade Mundial de Coluna (WScS). Também é membro das mais respeitadas sociedades mundiais de coluna entre elas: Sociedade Norte Americana de Coluna (NASS), a Associação Americana de Neuro-Cirurgiões (AANS), a Sociedade Brasileira de Coluna (SBC) e a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN). Dr. Pimenta também atua como Diretor do Curso IPC de Cirurgia da Coluna e da Sociedade do Acesso Lateral (solas).