LINKS RÁPIDOS

Dicas

Dia a Dia

Vídeos

Editorial - Quando operar?

 

REDES SOCIAIS

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • YouTube - Círculo Branco
  • White Twitter Icon
  • Branca Ícone SoundCloud

     CONSULTÓRIO

Rua Vergueiro,1.421, Sala 305 Torre Sul 

Paraíso São Paulo/SP

Cep. 04101-000


 

(11) 2936.8838 

(11) 5571.9933

Dr. Luiz Pimenta – Especialista em Cirurgia da Coluna Minimamente Invasiva

Visite também: IPC - Instituto de Patologia da Coluna - Cirurgia e Tratamento da Coluna

©Copyright © 2019. Dr. Luiz Pimenta                                                                                                                                                                                        Developed by ANBInfo

#cirurgiaminimamenteinvasiva #cirurgiaminimamenteinvasivacoluna #xlif #tecnicaxlif

CRM: 17434

DR. Luiz Pimenta

Neurocirurgião Cirurgia da Coluna

Dr. Pimenta é médico formado pela USP,  com residência em Neurocirurgia e Ph.D pela UNIFESP.

Atua há mais de 30 anos na área da cirurgia da coluna para a qual já deu imensas contribuições, principalmente no avanço da cirurgia minimamente invasiva e na melhor compreensão da importância do Alinhamento Sagital da coluna.

Atualmente o Dr. Pimenta atua como médico cirurgião no Instituto de Patologia da Coluna, de exercer funções de professor associado na universidade de San Diego (UCSD) e Duke (Duke University) e de CMO da empresa Alphatec inc.

Formação

Dr. Pimenta cursou a graduação em medicina na Universidade de São Paulo (USP) tendo sido diplomado em 1971. Após isso, concluiu residência e especialização em neurocirurgia na Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina (UNIFESP – EPM, 1971-1977), onde desenvolveu seu doutorado, obtendo o título de PhD em 1980.

 

Durante aproximadamente 1 ano em 1998, participou de programas de fellowship, em Gainesville (EUA) e Frankfurt, Alemanha, com o renomado ortopedista C. Saterlin e o neurocirurgião Dr. Rosenthal. Período em que aprimorou sua prática em cirurgias minimamente invasivas.

Carreira

Foi presidente da Sociedade Mundial de Coluna (WScS) e também presidente da Sociedade Internacional para o Avanço da Cirurgia da Coluna (ISASS) (2013/2014). É membro de sociedades mundiais de tratamento de coluna, incluindo: Sociedade de Pesquisa em Escoliose (Scoliosis Research Society – SRS), Sociedade Norte Americana de Coluna (North American Spine Society – NASS), Associação Americana de Neurocirurgiões (American Association of Neurological Surgeons – AANS).

Em âmbito nacional presidiu tanto a Sociedade Brasileira de Coluna (SBC) e da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN).

Desenvolveu a técnica de acesso lateral para cirurgia minimamente invasiva (XLIF). Além desta o Dr. Pimenta participou do desenvolvimento de diversas outras técnicas como artroplastias cervicais, artroplastias lombares e parafusos pediculares para coluna.

Atividade profissional

Após mais de 30 anos de atividade cirúrgica, Dr Pimenta se concentra no tratamento de diversas patologias da coluna, com enfoque para as soluções cirúrgicas minimamente invasivas. Soluções estas que visam diminuir alguns desconfortos e possíveis complicações e riscos pós-operatórios que uma cirurgia tradicional da coluna

 

​A Clínica Mattos Pimenta foi fundada em 1993, e a partir de 2009, passou a denominar-se Instituto de Patologia da Coluna (IPC), criado com a meta de disponibilizar um centro multidisciplinar e integrado, onde o Dr Pimenta, atua como diretor clínico e médico cirurgião.

 

Além disso exerce algumas funções nos Estados Unidos da América, como professor associado da Universidade da Califórnia, em San Diego, e como CMO da empresa Alphatec inc.  

Recentemente foi convidado para assumir posição de professor associado na famosa instituição DUKE UNIVERSITY, Carolina do Norte (EUA).

Produção Científica

Desde o período da graduação em medicina, sempre participava de estudos com abordagens científicas, acreditando que exista muito ainda, o que se aprender e ensinar nessa área médica. Participa constantemente de congressos internacionais e nacionais de relevância em sua especialidade, onde se abordam novas tecnologias e os melhores métodos empregados para tratamento da coluna.

Tendo publicado mais de 30 artigos científicos sobre temas referentes a colunas desde de 2010, o Dr. Pimenta participa ativamente da publicação de diversos trabalhos científicos e capítulos de livros, na área de cirurgia de coluna.

 

Além dessas publicações, faz revisão técnica de trabalhos científicos para revistas científicas nacionais e internacionais.

É um dos autores do artigo mais citado em Cirurgia minimamente invasiva da coluna e Top 50 entre todos os tópicos de cirurgia da coluna.