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Como pegar objetos no chão sem sentir dor nas costas


Encurvar-se para alcançar um objeto no chão é uma ação simples e cotidiana, não é mesmo?

Você inclina a coluna para pegar os tênis, uma mala e até as compras do supermercado. Outra situação frequente é dobrar o corpo para levantar o neto do chão ou brincar com o bichinho de estimação.

É tão comum que você se surpreende quando, de uma hora para outra, sente aquela dor torturante nas costas.

A dor pode até ser surpreendente para você mas, infelizmente, é muito recorrente principalmente entre os idosos.

Você deve estar se perguntando o que provoca a dor nas costas e por que essas fisgadas na coluna acontecem com frequência.

Na verdade, a dor nas costas é, muitas vezes, resultado dos esforços repetidos e dos vícios de postura.


Imagine que você realiza, todos os dias, a mesma ação. O problema é que esse movimento é feito de maneira errada. Ao longo do tempo, você adquire vícios de postura.

Um dia, ao repetir uma dessas situações cotidianas como empurrar um móvel ou abaixar-se para pegar o lixo de casa, você sente aquela fisgada insuportável na coluna.


Existem maneiras de prevenir a dor nas costas?

Sim! Felizmente, você pode adotar hábitos mais saudáveis como exercícios físicos e aplicar algumas técnicas para reduzir os riscos de lesões na coluna.

O que causa a dor nas costas?

Sinceramente, você conhece alguma pessoa que nunca sentiu dor nas costas pelo menos uma vez na vida?

De fato, ao longo da vida, todas as pessoas sentirão, em algum momento, a angustiante dor nas costas. Portanto, você já sabe que precisa identificar as principais causas e quais são as situações que aumentam os riscos de provocar essa dor.

Então você pode sentir: • Espasmos musculares; • Tensão nos músculos; • Formigamento; • Dor aguda; • Dor excruciante que impede até os movimentos.

Apesar das várias causas que podem provocar a dor nas costas, na maioria das vezes, o desconforto é de origem muscular.

Quando você curva a coluna sem dobrar os joelhos, a pressão sobre a coluna pode aumentar dez vezes dependendo do peso do objeto que você está pegando.

Então, se você não tem a musculatura preparada para proteger a sua coluna, quando pega um objeto do chão, mesmo que seja leve, as chances de que você terá um problema nas costas são muito altas.

Felizmente, essas situações podem ser prevenidas com medidas simples.

Como prevenir a dor nas costas?

A posição do corpo está diretamente relacionada a maioria das lesões ou tensões nas suas costas.

Basicamente que você precisa compreender a mecânica do seu corpo, ou seja, que a postura é fundamental até para ações corriqueiras como pegar objetos do chão.

Ao adotar medidas simples como tomar cuidado com a postura do seu corpo e preparar a musculatura para proteger a coluna, você reduz os riscos de provocar a ‘famosa’ dor nas costas.

Observe essas orientações!

1. Dobre os joelhos e desça com a coluna reta. Não dobre a coluna para a frente com os joelhos esticados.

2. Segure os objetos perto do seu corpo com os seus cotovelos dobrados.

3. E ao levantar, prenda a barriga*, mantenha a coluna reta e use a força das pernas.

Evitar o sedentarismo é fundamental para preparar a musculatura e proteger a coluna, especialmente entre os idosos.


Como Evitar?

• Para carregar uma criança pequena no colo, pegue-a com os dois braços, abrindo as perninhas e colocando-a sempre ‘a cavalo’;

• Se você for levantar um objeto pesado, peça para alguém ajudá-lo;

• Empurrar é mais fácil do que puxar, então, para mover objetos pesados, use seus braços e pernas para auxiliar;

• Evite levantar objetos que tenham mais de 10% do seu peso, por exemplo: se seu peso é 60 kg, não levante algo com mais de 6 kg. Se você pesa 80 kg, é melhor não apanhar um objeto com mais de 9 kg;

• Se tiver dificuldades para se abaixar, vale apoiar uma das mãos em uma parede próxima ou em um móvel fixo, assim como dobrar uma perna mais do que a outra. Cuidado para não se apoiar em superfícies soltas;

• Lembre-se de usar as pernas e não a coluna para pegar objetos no chão!

Essas dicas são valiosas, guarde-as com você. Mas, tenha cautela! Mesmo com essas técnicas, redobre os cuidados quando for levantar objetos pesados.

fonte: Brasil Escola

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