Como ter uma boa postura quando se passa muito tempo sentado


Prestar atenção à postura corporal quando se está sentado é importante para todas as pessoas, mas, principalmente, para aquelas que já sofrem com dores nas costas. Isso se torna ainda mais relevante no caso de pessoas que precisam ficar muito tempo sentadas, trabalhando ou estudando, por exemplo.

Com a necessidade de isolamento social para conter a propagação do novo coronavírus (Covid-19) no Brasil, muitas empresas têm colocado seus funcionários para trabalhar remotamente em casa, modalidade conhecida como home office.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a dor lombar está entre as 10 principais doenças e lesões que estão diminuindo a qualidade de vida da população global. Estima-se que a dor inespecífica seja sentida por 60% a 70% das pessoas nas sociedades industrializadas. Além disso, é a principal causa de limitação de atividades e ausência de trabalho em grande parte do mundo.


A forma com que nos sentamos, bem como o tipo de assento e a posição de instrumentos, como o computador, o notebook, os livros ou o caderno, podem ser a causa de dores e incômodos.


Veja algumas práticas que podem ajudar quem passa muitas horas do dia sentado a prevenir ou reduzir dores nas costas.


Não cruze as pernas

Para ter estabilidade, a sua coluna precisa estar bem apoiada. É necessário, portanto, que o peso do seu corpo seja dividido entre as duas pernas de modo a não sobrecarregar o quadril, pendendo-o para um lado apenas. Assim, evite ficar com as pernas cruzadas enquanto estiver sentado.

Mantenha-as sempre lado a lado e levemente afastadas.


Ajuste a altura da cadeira

Cadeiras com ajuste de altura são muito úteis para manter uma boa postura. Então, prefira aquelas que sejam desse modelo. Elas devem ser ajustadas de forma que tenham a distância entre o assento e o chão equivalente à altura entre seu joelho e a superfície em que seus pés ficarão apoiados.

Lembre-se: a dobra da perna deve fazer um ângulo de 90 graus. Um apoio para os pés pode ajudar nisso.


Mantenha os braços apoiados

A estabilidade do corpo também depende de os braços estarem bem apoiados. Por isso, mantenha os cotovelos sobre os braços da cadeira ou sobre a superfície da mesa, formando um ângulo de 90 graus.


Ajuste o encosto da cadeira

Não se esqueça de manter o encosto da cadeira firme e com altura adequada ao seu tamanho. Você deve manter o corpo sempre apoiado nele. Contudo, não é necessário que você fique 100% ereto o tempo todo, já que é fundamental manter a curvatura natural do corpo.

Por isso, vale colocar uma almofada na altura da lombar.


Mantenha a tela do computador em altura adequada

Ajuste a tela do computador ou do notebook para que ela fique alinhada à altura dos olhos. Assim, você garante conforto à visão e não precisa inclinar a cabeça para frente, o que pode causar dores no pescoço e nas costas, além de provocar a hipercifose (a famosa “corcunda”).


Movimente-se

Mesmo quem precisa exercer suas atividades sentado deve fazer pausas, levantar-se e caminhar um pouco. Ficar na mesma posição por muito tempo pode sobrecarregar a coluna. Logo, de hora em hora, ande — seja para ir ao banheiro, beber água ou somente dar voltas pelo ambiente. O importante é mudar a posição e esticar as pernas para que o sangue flua melhor nelas.


Não espere que elas surjam ou piorem para tomar providências. Previna-se!


Fonte: https://blog.supersaudavelshopping.com.br/veja-como-ter-uma-boa-postura/

https://www.tuasaude.com/6-dicas-para-manter-a-boa-postura-sentado/


#homeoffice#posturacorporal#postura#saude#coronavírus#trabalhoemcasa#dicasdepostura


0 visualização

     LINKS RÁPIDOS

Dicas

Dia a Dia

Vídeos

Editorial - Quando operar?

 

REDES SOCIAIS

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • YouTube - Círculo Branco
  • White Twitter Icon
  • Branca Ícone SoundCloud

     CONSULTÓRIO

Rua Vergueiro,1.421, Sala 305 Torre Sul 

Paraíso São Paulo/SP

Cep. 04101-000


 

(11) 2936.8838 

(11) 5571.9933

Dr. Luiz Pimenta – Especialista em Cirurgia da Coluna Minimamente Invasiva

Visite também: IPC - Instituto de Patologia da Coluna - Cirurgia e Tratamento da Coluna

©Copyright © 2019. Dr. Luiz Pimenta                                                                                                                                                                                        Developed by ANBInfo