Conheça as doenças de coluna mais comuns


A coluna vertebral é composta por um conjunto de vértebras que formam o eixo responsável pela sustentação do corpo de todos os animais vertebrados. Suas funções estão diretamente relacionadas com a mobilidade dos seres: a coluna possibilita agilidade na movimentação dos membros superiores e inferiores, além de proteger o sistema nervoso central e vários órgãos vitais (com o auxílio das costelas).

Estima-se que a maior parte da população mundial já passou pelo incômodo das dores na coluna vertebral, ou ainda vai passar ao longo da vida. A dor na coluna é um sintoma que pode sinalizar tanto patologias graves quanto problemas de fácil tratamento – o importante é buscar opinião médica assim que o desconforto for percebido.

Conheça agora algumas das doenças de coluna mais comuns e fique por dentro de suas causas e sintomas:

1. Distorções estruturais e alterações posturais da coluna vertebral - Aumento da lordose normal (fisiológica) - Aumento da cifose normal (fisiológica) - Escoliose (congênita, idiopática ou neuromuscular)

2. Postura discal – Hérnia de disco - Cervical - Dorsal - Lombar

3. Alterações degenerativas (artrose) - Degeneração discal (artrose do disco intervertebral) - Degeneração facetaria (artrose das facetas articulares) - Espondilolistese / espondilólise - Estenose do canal vertebral

4. Fraturas da coluna - Fraturas por osteoporose - Fraturas por traumatismos

5. Tumores da coluna - Tumores primários - Tumores metastáticos

Compete ao médico especializado em ortopedia no diagnóstico e tratamento de qualquer doença relacionada à coluna vertebral e outras doenças e deformidades dos ossos, ligamentos, articulações e todos os meios pautados ao aparelho locomotor. Fonte: Portal da educação

37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo