Lombalgia (Dor na Coluna Lombar)


A lombalgia (ou dor lombar baixa, do inglês low back pain) é caracterizada por quadros de dores na região lombar, que variam de moderada a alta intensidade, e pode ser causada por uma miríade de condições da coluna.


Segundo a OMS cerca de 80% da população tem ou terá em algum momento da vida esse tipo de dor. No Brasil, 50 milhões de brasileiros por ano apresentam tal queixa. Sendo uma das maiores causas de afastamento do trabalho no mundo.


Os sintomas e sinais de lombalgia vão desde ligeiros desconfortos, dores, queimações, crises com “travamentos” e até incapacidade de ficar com o corpo ereto para caminhar ou até mesmo manter-se em pé.


Dentre as possíveis causas de lombalgia podem-se citar causas mecânicas (p.ex. excesso de peso, movimentos bruscos, etc.), inflamatórias, nervosas, reumáticas e quando não é possível definir a causa pode-se denominá-la dor lombar inespecífica.


O tratamento da lombalgia é, na maioria dos casos, conservador (fisioterapia, exercícios, perda de peso...), no entanto caso essas dores não sejam resolvidas com esses tratamentos é possível que alguma abordagem cirúrgica seja necessária.


Veja também: https://www.patologiadacoluna.com.br/lombalgia

#lombalgia #dornascostas #dorlombar


68 visualizações0 comentário