Saiba mais sobre as lesões da coluna vertebral decorrentes da prática de esportes


O culto ao corpo ou o aperfeiçoamento de um determinado tipo de esporte pode causar danos a sua coluna.

As lesões da coluna vertebral são observadas em indivíduos que praticam esportes de diferentes modalidades como ginástica, body jump, halterofilismo, musculação, corrida, esportes radicais, entre outros. A coluna vertebral, por meio de suas estruturas, faz parte do mecanismo de transmissão e coordenação dos movimentos entre os membros superiores e inferiores. Essas estruturas que incluem os corpos vertebrais e suas articulações, discos, músculos, ligamentos atuam continuamente no sentido de potencializar a força a ser utilizada pelos membros, quando ocorre o posicionamento espacial do indivíduo, fornecendo suporte ao corpo quando ele é submetido a ação da força da gravidade.

A incidência de lesões da coluna vertebral na prática esportiva é estimada entre 10 e 15% e 0,6 a 1% apresenta algum grau de déficit neurológico associado. Até 30 % dos atletas apresentarão episódios de lombalgia ao longo de suas atividades esportivas. É certo que as lesões da coluna vertebral podem também ser observada em não atletas, porém, algumas lesões são mais características dos atletas e apresentam peculiaridades que justificam abordagem mais específica. Entre as lesões da coluna vertebral mais características entre os atletas destacam-se as seguintes:

– cervicalgia; – lombalgia; – tetraparesia transitória; – espondilólise – hernia de disco – fraturas vertebrais

Por isso, é tão importante os cuidados com a coluna, além de ressaltar a moderação como palavra de ordem na tentativa de evitar problemas mais sérios. Outro aspecto importante é que cada vez mais pessoas com idade superior aos quarenta anos de idade praticam esportes e que os problemas degenerativos (desgastes) e osteoporose na coluna também contribuem em alguns tipos de lesões. Prevenir é essencial e, antes de iniciar a prática de qualquer atividade, deve-se passar por uma avaliação médica, com o objetivo de conhecer melhor seus limites e os impactos da prática esportiva para o corpo humano.

45 visualizações

     LINKS RÁPIDOS

Dicas

Dia a Dia

Vídeos

Editorial - Quando operar?

 

REDES SOCIAIS

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • YouTube - Círculo Branco
  • White Twitter Icon
  • Branca Ícone SoundCloud

     CONSULTÓRIO

Rua Vergueiro,1.421, Sala 305 Torre Sul 

Paraíso São Paulo/SP

Cep. 04101-000


 

(11) 2936.8838 

(11) 5571.9933

Dr. Luiz Pimenta – Especialista em Cirurgia da Coluna Minimamente Invasiva

Visite também: IPC - Instituto de Patologia da Coluna - Cirurgia e Tratamento da Coluna

©Copyright © 2019. Dr. Luiz Pimenta                                                                                                                                                                                        Developed by ANBInfo